domingo, 27 de dezembro de 2015

Paulo Arsénio - Beja

Apoio o Professor António Sampaio da Nóvoa porque me revejo por inteiro no país que ele descreve.
No país com as virtudes e os defeitos que enumera, com os méritos e as fraquezas que observa.
Vejo com grande nitidez nas análises lúcidas do Prof. Sampaio da Nóvoa o povo que conheço do dia-a-dia. As suas dificuldades, os seus anseios, as suas expectativas.     
O Prof. Sampaio da Nóvoa demonstra com as suas intervenções, conhecer muitíssimo bem os portugueses que diariamente dão o melhor de si pelo país.
Julgo que o Portugal precisa de alguém com a simplicidade, a serenidade, a lucidez e a honestidade moral do Prof. Sampaio da Nóvoa para Chefe de Estado no sentido de agregar pessoas e vontades em vez de dividir e de promover tricas palacianas.
Encontro neste candidato características únicas para concretizar este ambicioso desígnio.
Alguém que disse desde a primeira hora ao que veio, com total transparência e sem subterfúgios ou jogadas de carácter tático.
Que não se apresenta contra ninguém mas si e somente a favor da coesão entre portugueses.
Um homem simples, um grande humanista e a personalidade que, de entre os candidatos, melhores características reúne para desempenhar com elevação a mais alta magistratura do Estado.       
Apoio pois convictamente o Candidato António Sampaio da Nóvoa nesta eleição presidencial.

Paulo Jorge Arsénio – 44 Anos
Técnico de Administração Tributária-Adjunto a exercer funções na Direção de Finanças de Beja
Presidente da Concelhia de Beja do Partido Socialista
Coordenador do Grupo do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Beja

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Munhoz Frade - Beja


Apoio Sampaio da Nóvoa, por acreditar que pela sua personalidade e cultura pode ser, como Presidente da República, um fator agregador para a necessária consistência do novo ciclo político. 

Munhoz Frade
Médico da ULSBA
ex-Presidente da Assembleia Municipal de Beja
ex-Diretor Clinico do Hospital de Beja
Competência em Gestão de Unidades de Saúde

Escritor, Poeta

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

José Filipe Murteira - Beja


Porque apoio Sampaio da Nóvoa? Porque me revejo nestas palavras, que o ouvi proferir, no passado dia 12 de setembro, num encontro nacional de apoiantes, em Lisboa :

" Mas, no país inteiro, o que eu vejo é o contrário disto. São pessoas que reclamam condições para exercer a sua cidadania, que querem uma economia com princípios, que crie emprego sério e a sério, digno, pessoas que reivindicam uma sociedade mais justa e solidária. O que eu ouço são pessoas a exigirem que o futuro não lhes seja negado. O que eu ouço são pessoas que não se resignam à fatalidade de sermos um país onde não é bom viver, onde, para muitos, nem sequer é possível viver.
É a estes portugueses que queremos, que quero responder. Os portugueses merecem ser representados por políticos competentes e devotados ao bem comum, que reconheçam o valor de quem se esforça, de quem trabalha. Aqueles que cumprem os seus deveres exigem respeito pelos seus direitos e pela sua dignidade. Os portugueses querem ter à frente das instituições do País quem os saiba ouvir e quem os saiba representar e defender na Europa e no Mundo."


E também porque gostaria de ter como Presidente alguém que defende a Educação, o Conhecimento e a Cultura como as bases para um País novo e diferente, longe do cinzentismo e do obscurantismo para onde nos têm conduzido. Um Presidente que reconhece a participação e a cidadania como elementos essenciais para a construção de um futuro melhor para todos.

José Filipe Murteira - 57 anos, natural de Santa Vitória, Beja
Licenciado em História, na Fac. Letras de Lisboa pós-graduado em Gestão Cultural das Cidades, no INDEG/ISCTE
Professor do Ensino Básico e Secundário desde 1979 (actualmente na Escola Secundária D.Manuel I - Agrupamento nº 2 de Escolas de Beja)
Chefe de Divisão da Cultura e Turismo e Diretor do Departamento Sociocultural da Câmara Municipal de Beja, entre 1996 e 2011
Presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Vitória entre 1997 e 2004.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Maria Celina Nobre - Beja


Considero o papel de Presidente da República da maior relevância, distanciando-me de todos os que o entendem como meramente decorativo. Por isso, acredito que Sampaio da Nóvoa será, entre todos os candidatos, às próximas eleições presidenciais,  o que melhor incorpora esse papel, num tempo novo.  Determinado, sem medo de assumir posições, abrangente, agregador e sem ter feito da política uma carreira, será a oportunidade de Portugal voltar a ter voz....a voz de todos. Porque todos somos poucos para construir o Portugal que queremos!

Maria Celina Nobre, 49 anos. Mestre em Sociologia. Conselheira de Oreintaçâo Profissional no Serviço de Emprego de Beja. Eleita Presidente da Junta de Freguesia de Casével, no mandato 2001/2005, encabeçando uma lista de Cidadãos Independentes.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Maria Teresa Santos - Beja


Apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa.
No início dos anos 90 (séc. XX) cruzei-me com o pensamento de António Sampaio da Nóvoa através da leitura dos seus textos sobre a profissão docente, a formação de professores e a educação em geral.
Foi mais tarde que o encontrei como orador e, tanto numa como noutra vertente, as palavras escritas e ditas revelaram-me a força e a originalidade de um pensador luminoso, cujas reflexões têm sido para mim uma fonte de inspiração.

A sua candidatura à presidência da República, que apoio desde a primeira hora, é um sinal de esperança para quebrar o ciclo da pobreza dos discursos e das práticas a que muitos políticos nos têm habituado. Votemos pois num homem de pensamento e de cultura, num homem livre.

Maria Teresa Pereira dos Santos
Docente da Escola Superior de Educação – Instituto  Politécnico de Beja
Doutorada em Psicologia da Educação, Mestre em Educação Especial e Licenciada em Psicologia da Educação.
De 1981 a 1989, exerceu atividade como Psicóloga em escolas e serviços educativos destinados a crianças e jovens com deficiência.
É docente do ensino superior desde 1989, sendo responsável pela lecionação de disciplinas na área da Educação, Educação Especial e Psicologia.

Coordena o curso de Mestrado em Educação Especial e tem desenvolvido investigação/experimentação no campo da educação inclusiva e na criatividade em educação.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

José Lopes Guerreiro - Beja



Embora não conheça pessoalmente António Sampaio da Nóvoa, habituei-me a admirá-lo e a respeitá-lo por ser uma pessoa que: 1 – reflecte sobre Portugal e tem um pensamento estruturado sobre o nosso futuro colectivo; 2 – sempre que o oiço sinto que valeu na pena, porque acrescentou alguma coisa ao meu pensamento, alargando os meus horizontes; 3 – desempenhou um papel determinante na fusão das universidades de Lisboa, retirando-se de seguida, mostrando que tinha trabalhado em prol do ensino superior e das universidades e não à procura de mais poder; 4 – procura estar próximo das pessoas e dos seus problemas; 5 - é um humanista.
Por essas, entre outras razões, Sampaio da Nóvoa era (a par de Carvalho da Silva) o meu candidato antes de o ser. Acho que o actual quadro político, resultante das eleições legislativas, reforçou a importância de uma candidatura como a sua, independente mas respeitadora dos partidos, e de termos como PR uma pessoas com as suas características. Estou convicto de que será o melhor PR que Portugal pode ter. 
Por tudo isto farei o que for possível para que Sampaio da Nóvoa seja o próximo Presidente da República.


José Lopes Guerreiro, assessor da Direcção da ACOS, ex-autarca da CDU em Beja e Alvito e coordenador do movimento independente “Por Beja com Todos”, pelo qual foi candidato à Câmara de Beja.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dinis Cortes - Beja


Sampaio da Nóvoa, meu contemporâneo de Coimbra e amigo de amigos meus do coração preenche, em meu entender os critérios de isenção e abrangência democrática capazes de ajudar a fazer deste país por vezes "poucochinho" democrático, ás vezes até esfingicamente estrangulado, uma democracia avançada e descomplexada. Por isso eu também vou na caminhada e convido assim os meus amigos do Facebook...Vamos lá! Vamos!

Manuel Diniz Gaspar Cardoso Cortes , nascido a 23.9.1955 em Vila Real
Médico , pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra  Assistente Graduado Sénior de Medicina Geral e Familiar
Terapeuta Familiar
Coordenador da DICAD ( Divisão para a Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) da ARS Alentejo

Foi Mandatário por Beja nas 2 candidaturas de Manuel Alegre à Presidência da República

UM PRESIDENTE CAPAZ